Cândido, ou o otimismo – Voltaire

Como fui ler Voltaire? Eu não sou nenhum intelectual que conhece todos os clássicos. Inclusive até 29/10/2018 eu nunca tinha ouvido falar de Voltaire ou se ouvi não me recordava. Eu tenho um tio que é psicanalista que é um cara muito legal de conversar e não temos muito contato (estamos a 600km de distância e eu não participo dos grupos de whatsapp de família). Vira e mexe meu pai me manda algo que meu tio fala no grupo. Em determinado momento durante as eleições alguém falou de ética e otimismo e ele mandou a seguinte mensagem:

Li sua segunda mens depois de ter escrito a minha...
Recomendo Voltaire: “ Candido, o Otimista”
Seriamente!
O Otimismo e’ um dos nomes do masoquismo no ser humano...
A idealização parceira nos faz crer que no ceu teremos so’ arcos iris e estrelas...
Nada, são apenas roupagens...
No mesmo ceu tem raios, trovoes, nuvens , chuvas catastroficas, etc....
Quanto aa etica moral ( ethos comportamental)
Temos cinco
1- a etica da ajuda , do amor ao proximo, etc ( discurso histerico)
2- etica di belo dizer( universitaria , do acumulo de conhecimento, mestrados, doutorados, que nao servem p nada...)
3- etica do Mestre( do que fala alguma frase, texto, e os seguidores dizem ame’n alienadamente crendo q o Mestre sabe...estamos hoje em mudanças das figuras do mestres ...hoje os Mitos mudam de cor...
O Mito e‘ apenas uma ficção, uma crença...q depois caem...
Assim caminha a humanidade...
4- etica da psicanalise: etica do bem dizer e nao do muito falar...
5-etica capitalista- etica perversa q tenta fazer os incautos creem q os objetos produzidos pela ciencia e tecnologia produzem a felicidade desde q consumidos( eletronicos, medicanentos, maquinas, cruzeiros, viagens...)

Achei provocativa as mensagens e me interesse pelo tal ‘Cândido, ou o otimismo’. Confesso que no começo achei que teria dificuldade de ler, por ser de um filósofo e ainda falando sobre otimismo. Achei que teriam várias passagens filosóficas e etc. Que nada. O livro é gostoso de ler e você se sente mal por rir da desgraça alheia.

O livro mostra a trajetória de Cândido que passa por diversas situações inusitadas e em vários lugares do mundo. O livro é cheio de surpresas e cinismo que você vai se deliciar (ou não). Abaixo uma passagem que achei sensacional:

– Como, os senhores não tem padres que ensinam, que disputam, que governam, que cabalam, e que mandam queimar as pessoas que não são da sua opinião?

Veja, o livro é de 1759 e pra mim se faz presente essa frase.

Caso esteja interessado veja o livro na Amazon, clicando aqui. Vira e mexe esta na promoção e descontos ótimos. Já vi com 60% de desconto.

Vídeo maneiro que achei com uma resenha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *