Echo dot? Como é o assistente da Amazon com a Alexa

Você já deve saber o que é o Echo Dot e estar curioso ou curiosa para saber se vale a pena ter um, vem comigo que eu quero te ajudar.

Hoje quero falar sobre o Echo Dot. Pra quem não conhece ele é o modelo de entrada, o mais barato dos assistentes virtuais da Amazon e funciona com a Alexa.

Além disso quero contar 7 usos do meu dia-a-dia e que considero básico. Já adianto que a minha casa não tem automação ou vários dispositivos inteligentes, eu uso o Echo Dot com funções bem básicas, mas que estou gostando. A assistente que você interage é a famosa Alexa.

O primeiro recurso básico e que estou usando bastante é adicionar produtos na lista de compra. Quem tem a rotina de ir ao supermercado uma vez por semana sabe que a lista é importante e mesmo que você faça uma logo antes de sair, você vai esquecer de alguma coisa. Eu já combinei com a minha mulher que sempre que ela lembrar de algo ou quiser algo para ela colocar na lista. O comando é simples. Alexa, coloca molho de tomate na lista de compra. Logo em seguida você pode olhar no celular que já da pra ver o molho de tomate na lista. Mas tem que tomar um pouco de cuidado com esse comando. Se você falar algo parecido mas com outras palavras, pode ter outro resultado. Alexa, compra molho de tomate. O que ela faz? Ela coloca o produto no carrinho da amazon e só fica aguardando a minha confirmação. Como eu tenho amazon prime possivelmente tenho frete gratuito.

Outro recurso que uso as vezes é conectar o celular com o echo como se fosse uma ligação. O aparelho não precisa aceitar ligação, ele funciona como uma espécie de interfone. Eu uso para falar com meus filhos quando viajo e ligo a noite. Ao invés de ligar pra minha mulher, eu chamo no echo e eles mesmos interagem comigo.

Tem um recurso parecido que você pode mandar uma mensagem de voz para todos os devices de uma vez. Alexa, avisa todo mundo que estou chegando.

Olha esse outro recurso que legal, todos os dias na semana no final da tarde eu pego meus filhos na casa da minha mãe, eu e minha mulher trabalhamos e eles estudam de manhã e a tarde ficam na avó. Eu posso falar assim. Alexa, manda uma mensagem pra Vera que estou saindo. E o legal é que ela manda em texto e em voz.

Outro recurso é o lembrete. Alexa, me lembra de consertar o chuveiro. Você será notificado tanto no dispositivo quanto no celular. Tem uma outra forma muito parecida com a lista de compras. Alexa, coloca na minha agenda para consertar o chuveiro. Esse comando integra com a minha agenda do google e entra como um compromisso e não só um lembrete.

Aí tem recurso básico de perguntas. Eu gosto muito de esporte. Alexa, quando os lakers jogam? E posso perguntar também no passado. Alexa, quando foi o último jogo dos ravens?

O último recurso que considero básico mas já para o intermediário são as rotinas. Você pode montar para a alexa agir de acordo com qualquer gatilho. Eu montei um aqui bem básico que ao falar bom dia pra ela, ela vai me elogiar, porque eu mereço, faz bem pra minha auto-estima receber um elogio de um robo educado logo de manhã e depois ela vai me falar a previsão do tempo e falar a minha agenda do dia.

Esses são os recursos que eu estou mais usando e vale a pena? Olha, sinceramente, depende. Talvez só por causa desses recursos não. Mas como o próprio nome diz, ela é uma assistente e se não for pra fazer essas coisas ela vai fazer o que? Se você gosta de tecnologia como eu e gosta de ser um early adopter, aí acho que vale a compra.

Hoje as coisas ainda estão chegando ou estão caras. No aliexpress tem muita coisa mais em conta que dá pra você ir brincando e ir deixando sua casa inteligente. Luzes, tomadas, interfones, cameras, tudo isso já tem disponível. O problema é que uma tv, uma geladeira, um fogão, uma máquina de lavar, você não troca todo ano, demora anos. Minha geladeira esta indo pra quase 10 anos e não penso em trocar ela tão cedo só por que ela tenha uma integração com uma assistente. 

Esse é o link para o modelo que eu indico como entrada. Eu sempre estou atualizando conforme entra em promoção ou quando tem amazon day, black friday ou alguma outra data. Então não deixa de conferir caso você queira comprar.

Bom, eu vou ficando por aqui, espero que essas dicas do uso básico tenha te ajudado de alguma forma e que você tenha gostado.

Valeu? obrigado e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *