Kindle: Tudo que você precisa saber e 5 dicas de uso

Que o Kindle da Amazon vale a pena você já deve saber e eu vou te contar o que eu considero vantagem e desvantagem. Depois vou te dar 5 dicas de uso que talvez você não conheça e que eu queria ter aprendido no começo.

Você deve estar se perguntando por que deveria comprar um Kindle. O meu eu tenho desde 2016 mas só esse ano mesmo que ele começou a trabalhar pra valer quando finalmente consegui adquirir o hábito da leitura. A principal vantagem pra mim é a praticidade. 

Pra começar você sempre estará com boa parte da sua biblioteca com você. O modelo de 4gb deve armazenar mais de 1000 livros e nada impede de você apagar livros que já leu e depois quando precisar baixar novamente. 

O dispositivo é leve, tem um tamanho bom, cabe em qualquer mochila, bolsa e em algumas roupas cabe no bolso, eu coloco na calça jeans ou bermuda.

Os dispositivos se syncam e você sempre vai saber onde parou. Eu leio no Kindle e no celular em algumas ocasiões, pra mim funciona bem. A bateria dura semanas.

Com relação a tela tem 2 pontos muito importantes. O primeiro é que a iluminação não incomoda os olhos como os tabletes e celulares, você consegue ler longos períodos tranquilamente. O segundo é que a tela não reflete então é tranquilo ler em ambiente aberto.

Uma vantagem é que esta tudo integrado. Você compra um livro e já consegue baixar no dispositivo. O uso do prime reading ou do kindle unlimited é transparente, aqui eu falo mais da diferença dos dois serviços da amazon caso tenha curiosidade.

Última vantagem pra mim são os preços dos ebooks. Pegando um exemplo de hoje, o livro ‘Guerra dos Mundos’, a versão ebook com acesso imediato esta R$ 10,17 e a capa dura esta 25,90. Ou Drácula do Bram Stoker tá 8,91 o ebook, 35,90 a capa dura e se você assina o kindle unlimited é de graça. Mas nem sempre tem tantas diferenças, exemplo do Como fazer amigos e influenciar pessoas, que o ebook esta 18,90 e o capa dura 19,90. Amazon mexe nos preços todos os dias e todos os dias tem promoção. 

Agora vamos para as desvantagens. Confesso que foi difícil, mas achei algumas. O Kindle foi feito para ler livros, então se você tentar ver algum pdf com figuras, hqs, a experiência vai ser bem ruim. Para contornar leia essas coisas no computador ou no celular.

Os ebooks que você compra são só seus. Você não consegue emprestar ou vender como o livro físico. Também não consegue dar ebook de presente pra ninguém só consegue comprar para você mesmo.

Você não consegue escrever uma dedicatória e não vai sentir cheiro de livro novo.

Essas são as principais vantagens e desvantagens. Com relação a modelo, depois da 10a geração, pra mim meio que tanto faz. A partir da 10a, todos modelos tem iluminação e wi-fi. O meu não precisa ser a prova d’agua, dificilmente vou ler perto de piscina por exemplo. 4gb pra mim esta ok também. Minha sugestão é o modelo mais barato que tenha iluminação e wifi. Esse link é da versão mais barata que vira e mexe esta na promoção, como no Amazon Day, Black Friday e outras datas. Dá uma conferida.

Agora algumas dicas de uso que talvez você não conheça.

1 – Enviar livros/pdfs que não foram comprados na Amazon. A melhor forma pra mim, é enviar o documento para seu email kindle. Para descobrir o seu e configurar, logue-se na amazon, clique em Contas e Listas > Dispositivos e conteúdos > Preferências, no final da tela tem Configurações de documentos pessoais. Você vai achar seu dispositivo e ver o email. A Amazon já cria um mas você pode editar o nome. Depois você precisa cadastrar o email que você permite que seja o remetente. Depois disso configurado, basta enviar um email com o pdf/ebook do remetente que você configurou para seu endereço kindle. Vale dizer que o arquivo ficará na nuvem disponível para todos os seus devices.

2 – Você pode destacar notas e até marcar páginas. Basta selecionar o trecho e clicar em nota. No app é um pouco mais legal pois tem 4 cores. Depois você pode ver todas e enviar por email. Infelizmente descobri recentemente que dava para enviar por email. É uma ferramenta poderosa para discussão de idéias pós leitura.

3 – No rodapé você consegue ir clicando para informações como posição que esta, qntos % de leitura, quanto falta aproximadamente em tempo, tanto do livro como do capítulo.

4 – Você consegue configurar a intensidade da iluminação e o tamanho/tipo da fonte conforme sua preferência.

5 – Habilitar o Whispersync, que á o modo de deixar todos os dispositivos syncados. Clique em Configurações – Todas as Configurações – Opções do Dispositivo – Opções Avançadas Whispersync para eBooks

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *