Paixão por Vencer – Jack Welch

Lendário CEO da GE, Jack Welch, dá dicas simples e diretas de como encarar a liderança, os concorrentes e a carreira.

Confesso que este livro esta comigo desde 2017 ou 2018, não me recordo exatamente. Comprei numa época que eu questionava muito o meu papel como liderança de uma empresa que eu trabalhei. O livro sempre foi bem indicado, mas o tempo foi passando, fui lendo outras coisas, até que finalmente peguei pra ler e devorei.

O livro tem 4 grandes blocos e achei interessante essa divisão, embora a qualidade desses blocos seja muito diferente.

O 1o bloco é sobre a base e tem 4 capítulos: Missão e valores, franqueza, diferenciação, manifestação e dignidade. São bons assuntos para começar, destaco o capítulo de franqueza. A franqueza mantendo o respeito é essencial para um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Um dos valores da minha empresa é a ‘Franqueza radical’, termo popularizado pela escritora Kim Scott no livro ‘Radical Candor’. Na nossa empresa é assim: “Acreditamos que a franqueza é a chave para um relacionamento saudável entre seres humanos focados em atingir objetivos em comum, sempre de maneira respeitosa e direcionada para a evolução pessoal e do time”.

O 2o bloco ele trata de quando você está em uma posição de liderança e são 6 capítulos. Esse bloco foi o que eu mais gostei. Os capítulos são: Liderança, Seleção de Pessoal, Gestão de pessoas, Quando os caminhos bifurcam, Mudanças e Gestão de crises. Acho que os 4 primeiros gostei bastante, pois eu lembrei de momentos que eu fiz ou pensei como ele, achei muito bom. Esta em posição de liderança, no começo, é bem complicado. Seu gestor tem expectativas em você relacionado a estratégia a longo prazo mas espera que você e seu time executem no dia-a-dia. É um grande desafio.

O 3o bloco é sobre concorrentes e achei bem chato. São 5 capítulos: Estratégia, Orçamentos, Crescimento orgânico, Fusões e incorporações e Seis sigma. Achei tão chato que só lembro que orçamento é bom mas não precisa ir na vírgula e o problema de ter meta em cima disso e que o seis sigma é bom.

O 4o grande bloco é falando de carreira em si. Eu achei médio, devido do meu momento de vida. Talvez se eu fosse empregado aproveitaria melhor as dicas. Os capítulos são: O emprego certo, Ser promovido, Enrascada e Equilíbrio trabalho-vida. O lance de equilíbrio é complicado, pois cada um enxerga o equilíbrio de uma forma. Assim como ele, eu acredito que cada um sabe o seu limite e as coisas que abre mão ou não. Por exemplo, ele acha ruim quem não encara a empresa como a coisa mais importante da vida. Eu coloco a minha família sempre em primeiro lugar. Já perdi uma vaga de ser CTO por não querer ir para São Paulo todos os dias e tudo bem. Quando eu fazia entrevista de emprego eu deixava claro minha posição com relação a hora extra e já estava combinado.

É um livro que eu gostei de ler, indico e achei desnecessária a parte dos concorrentes. Se você é liderança é possível que o 4o bloco não seja tão bom, mas vale a pena mesmo assim.

É um livro de 2005 e difícil de achar em português, mas as vezes tem, confirme aqui. Na versão pdf ou formato digital é mais fácil encontrar em inglês que pode ser encontrado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *