Trabalhe 4 horas por semana – Tim Ferris

O título com certeza chama a atenção e ao ler não quer dizer que você vai trabalhar somente 4 horas por semana, não é tão literal. Confesso que para a minha área de atuação profissional (desenvolvedor) muitas das dicas que o Tim Ferris sugere eu já fazia ou sabia que era possível.

O livro é divido em 6 capítulos onde Tim vai desmistificando alguns temas e dando dicas. Dois exemplos que me marcaram muito. O primeiro é como conseguir trabalhar remoto. Ele dá várias dicas de como negociar, como dialogar. Eu já faço desde 2016 e antes eu fazia algumas vezes (1 ou 2 vezes na semana). Pra mim, acredito que nunca piorou minha performance, pelo contrário. Em casa é silencioso, consigo focar, sem distração e barulho. De 2016-2019, o home office foi negociado no momento da proposta de emprego, comecei fazendo 2 dias de home-office, depois 3, depois 4 e 5. Em 2018 e 2019 por exemplo eu decidia a semana que eu ia para o escritório e quais dias. Tinha semana que eu ficava full-remoto.

Outro ponto que ele trás e exemplifica bem com ele mesmo e com amigos é o lance das ‘mini aposentadorias’. Ele cita que as pessoas em geral tem sonhos para ‘depois que aposentar’ e que esses sonhos não são tão impossíveis que precisam esperar até se aposentar. Ex: Depois de aposentar você quer sair para andar de moto pela Europa. Se você pesquisar, vai ver que não é tão impossível e não pode ter as ‘mini aposentadorias’ ao longo da vida. Isso foi bom, logo que li o livro, tirei o escorpião do bolso e fui viajar com a minha mulher as crianças. Nada demais (um final de semana de 2k), mas gastamos com tanto bobeira no dia-a-dia que podíamos já deixar o dinheiro reservado disso. E foi incrível.

Tem exemplos no livro que talvez não funcione. Ele fala bastante das assistentes virtuais, que estão lá na Índia, super baratas que mandam até email de desculpa para o seu/sua parceiro(a). Achei demais. Mas pra algumas pessoas funcionam.

Acho que vale os insights de como levar a vida mais tranquila.

Caso esteja interessado veja o livro na Amazon, clicando aqui. Vira e mexe esta na promoção e descontos ótimos. Já vi com 80% de desconto.

Vídeo maneiro que achei resumindo o livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *